A Importância da Consciência Emocional na Comunicação


A consciência emocional na comunicação é muitas vezes mal compreendida e raramente discutida ou ensinada.

Os sentimentos desempenham um papel importante na comunicação. A consciência emocional, ou a capacidade de entender os sentimentos, o ajudará a ter sucesso ao se comunicar com outras pessoas. Se você estiver emocionalmente consciente, você se comunicará melhor. Você notará as emoções de outras pessoas e como a maneira como estão se sentindo influencia a maneira como se comunicam. Você também entenderá melhor o que os outros estão comunicando a você e por quê. Às vezes, entender como uma pessoa está se comunicando com você é mais importante do que o que realmente está sendo dito.

Você já tentou esconder seus sentimentos? É muito difícil para a maioria de nós fazer isso. Isso porque as emoções não mentem. Em vez de tentar esconder ou ignorar seus sentimentos, concentre-se em ficar ciente de seus sentimentos e dos sentimentos daqueles ao seu redor para ser um melhor comunicador.

Você pode melhorar sua consciência emocional concentrando-se nessas cinco habilidades:

1. Considere os sentimentos de outras pessoas

Você já terminou uma conversa com alguém e se perguntou: “Por que ela me contou isso?” ou, "Eu me pergunto por que ele falou comigo assim?"

Por exemplo, um colega de trabalho pode lhe dizer algo pessoal que não parece importante para você saber. Ou um supervisor pode parecer zangado com você sem motivo. Descobrir por que pode dizer muito sobre o que uma pessoa está tentando lhe dizer. Para descobrir o porquê, pense no que a outra pessoa está sentindo. Considere quaisquer situações que possam estar afetando suas emoções e como isso pode afetar o que eles dizem para você.

2. Considere seus próprios sentimentos

Assim como os sentimentos de outras pessoas podem afetar a mensagem que estão tentando enviar, seus próprios sentimentos também podem atrapalhar sua comunicação. Quando sentir uma emoção ou sentimento forte, preste atenção a essa emoção e tente não deixar que ela atrapalhe a sua mensagem. Tanto as emoções positivas, como a felicidade, quanto as emoções negativas, como a raiva, podem atrapalhar a comunicação.

Por exemplo, se você está realmente feliz com alguma coisa, pode concordar em fazer coisas que não deveria ou normalmente não concordaria em fazer. Por outro lado, se você está com raiva, pode dizer algo maldoso para alguém que não tem nada a ver com você estar com raiva. Quando você tiver uma boa compreensão de seus próprios sentimentos, perceberá essas emoções e tentará não deixá-las atrapalhar sua comunicação.

3. Tenha empatia

A empatia é a capacidade de entender e se relacionar com os sentimentos de outra pessoa. Depois de aprender a reconhecer os sentimentos de outra pessoa, você pode dar um passo adiante e realmente se relacionar com esses sentimentos.

Por exemplo, se você perceber que um colega de trabalho parece estressado, tente descobrir o motivo. Se ela lhe disser que está estressada porque não tem muito tempo para terminar um grande projeto, você pode simpatizar com ela colocando-se no lugar dela. Isso significa que você pode se imaginar nessa situação e entender o que essa pessoa deve estar sentindo.

Quando você tem empatia por uma pessoa, pode pensar em como gostaria de ser falado ou o que gostaria que outras pessoas dissessem ou fizessem se estivesse nessa situação. Voltando ao exemplo com seu colega de trabalho, você pode se oferecer para ajudá-lo com o projeto ou oferecer algumas palavras de encorajamento.

4. Opere com confiança

Uma boa comunicação exige que você crie confiança entre você e a pessoa com quem está se comunicando. Você pode ganhar a confiança dos outros enviando sugestões não verbais que correspondam às suas palavras.

Por exemplo, balançar a cabeça não enquanto diz sim enviará uma mensagem confusa. A diferença entre sua comunicação verbal e não verbal pode fazer com que a outra pessoa questione se você está ou não dizendo a verdade. Certifique-se de sempre dizer a verdade e evitar essas situações confusas.

Também é importante confiar em seus instintos quando se trata de ler as emoções e os sinais não verbais das pessoas. Se seus instintos lhe dizem que algo está estranho na maneira como uma pessoa está se comunicando com você, esforce-se para investigar isso. Se não o fizer, você se verá questionando a pessoa com quem está falando e poderá desenvolver sentimentos de desconfiança sem motivo.

5. Reconheça mal-entendidos

Um mal-entendido acontece quando duas pessoas pensam que estão na mesma página sobre algo, mas na realidade estão pensando duas coisas diferentes. Mal-entendidos acontecem o tempo todo, mas a consciência emocional pode ajudá-lo a evitar mal-entendidos. Os mal-entendidos são muitas vezes causados ​​por emoções confusas.

Por exemplo, se seu colega de trabalho está chateado com alguma coisa, ele pode falar com você como se estivesse com raiva de você, mesmo que não esteja. É tentador se afastar desse tipo de conversa sentindo que seu colega de trabalho está bravo com você, mas isso resultaria em um mal-entendido. Em vez disso, reconheça que seu colega de trabalho está chateado com outra coisa e provavelmente não queria descontar a raiva em você.

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